Meditation at Sunrise

Meditação: Ser ou Estar No Momento Presente?

A vida vai se enriquecendo com momentos, com alegrias, com amor, com felicidade … quanto mais momentos de felicidade e de amor mais ricos somos… até descobrirmos que essa riqueza já faz parte de nós permanentemente. É a nossa natureza.


Somos um produto de todos esses momentos passados ? Em certa medida sim … Mas não somos de todo esses momentos . Não somos as memórias do passado, nem tão pouco os sonhos do futuro. O passado e o futuro são meros pensamentos. E não há dúvidas que somos mais que meros pensamentos.

3981278_lPhoto credit: BookYogaRetreats
Somos o momento presente … Em constante mudança … porque mudança é a nossa natureza. E na impermanência somos produto do passado, somos causa do futuro .
E cada momento presente dá-nos a oportunidade de encontrar a felicidade plena do AGORA. E essa felicidade está sempre lá …

Basta sair do passado … Basta não entrar no futuro … Assim dizem os mestres.
Procurar viver com total consciência a preciosidade do Agora . E do silêncio e espaço do Agora deixar que a Felicidade e o Amor brotem e cresçam naturalmente.

Mas como conquistar mais consciência plena ao momento presente ? Como encontrar a Felicidade natural e o Amor incondicional ?
A resposta é clara : primeiro, acalmando a mente .
E o único método para alcançar o silêncio da mente é a meditação !
Alcançando a calma mental poderemos então experimentar a consciência natural sem esforço . Esta consciência plena natural é o que somos. É sabedoria. É Felicidade. É Amor!

Meditar significa relaxar a mente. Torná-la flexivel e livre!
Há duas formas de meditar :
– sem movimento.
– com movimento.

A primeira é usada no nossa meditação Dhammakaya. Sentando em posição de lótus ou semi-lótus, vizualizando um objeto e recitando o mantra Samam Araham.

A última é usada nas práticas do Yoga Tibetano como a forma mais rápida e fácil de chegar à primeira . Por isso dizemos que sem meditar, chegamos à meditação.

Nesta época moderna em que as mentes estão a mil, o corpo rígido e cheio de tensões, o cansaço é geral e a tristeza e o medo já são uma doença contagiosa é muito importante usarmos o corpo como veículo para mudar a mente.

Todos os pensamentos e emoções são registros que ficam gravados no nosso corpo. Ao trabalhar o corpo com movimentos, respirações e visualizações específicas vamos purificar essas impressões. É desta forma que ao treinar o corpo, estamos a treinando a mente.

Vamos continuar a praticar, a aprender, a aprofundar, a transformar, a conhecermo-nos mais e a encontrar de forma cada vez mais permanente a felicidade natural e o amor incondicional .

A nossa mente é o céu . A Felicidade e o Amor do nosso coração é o sol.
O céu precisa ficar limpo, sem nuvens para que o sol brilhe com todo o seu esplendor!!!
Que as nuvens possam se dissipar!

Related Posts

Meditation is the Key to your Real Development: Here is Why and How

Meditation, contrary to common misconceptions, is not a religious or cultural practice. It is a mental exercise that allows us to achieve a state of stillness, focus, and inner peace. What initially drew me to meditation was its unique perspective on self-development and its potential to strengthen our willpower.

Read More »