No caminho do autoconhecimento

O Autoconhecimento é um caminho de introspecção. Não há descoberta sem mergulho para dentro de ti. Cada um se conhece de forma diferente.

O caminho do autoconhecimento é introspectivo e peculiar. É um processo de investigação crítica e analítica sobre si mesmo. Algumas pessoas vêem o autoconhecimento como uma proposta individual de desenvolvimento pessoal. Na modernidade, existem várias promessas de ferramentas “mágicas” com este objetivo. 

Entenda, que somos parte de uma Gestalt, sendo influenciados pelo todo e influenciando o tempo todo o contexto externo, a gente, e que cada percepção da verdade e realidade é subjetiva, às vezes, tendo várias versões de histórias sobre um mesmo fato.

E te digo mais, é um caminho longo, uma jornada resiliente de resolução de problemas, humildade para analisar, reconhecer os erros e pedir ajuda na hora que precisar mudar. O autoconhecimento é um caminho que não para nunca para aqueles que o buscam, porque há sempre algo novo para se “auto-conhecer” quando se trata da psique humana. 

Autoconhecimento e saúde mental

Agora vamos entender o autoconhecimento através do viés da saúde mental. Pensa aqui comigo: por quantas vezes você negligenciou o cuidado preventivo com a sua saúde mental? 

Para aqueles que acreditam na Gestalt, faz todo sentido um cuidado sistêmico e integrativo com a sua saúde física e mental. 

▪️Sistêmico – Definição do google dicionário: (adjetivo) 4. MEDICINA – que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.

É por isso que você precisa ter um olhar da cabeça aos pés, do contexto exterior ao seu interior profundo. E mesmo com essa jornada de autoconhecimento de cuidado preventivo integral não significa que você estará livre das coisas da dualidade humana nesta terra: doenças, problemas, provações, medos, pandemias e etc. 

Significa apenas que você irá aprender ao longo da sua passagem aqui na terra, a ser resiliente a processos físicos e psicológicos, que seu organismo irá conhecer a sua força interior, como também haverá aceitação e gratidão pelo aprendizado que é estar aqui e agora. 

Tornando-se um “auto-observador”

Uma das ferramentas de autoconhecimento é a meditação e a prática do mindfulness. Ao meditar você se torna o “observador de si”. A mente em quietude, ao meditar, está focada, relaxada e presente: atenta ao aqui e agora.  A partir deste estado, ampliamos a nossa consciência plena a todas as nossas atividades do dia a dia e processos cognitivos; assim estamos praticando o mindfulness. 

Uma mente condicionada a aceitar, agradecer e conectar com o amor incondicional: amar ao próximo como ama a ti mesmo, presente: aqui e agora, está em estado de consciência plena. Esta é uma jornada para nós humanos aqui na terra, de evolução e aprendizado contínuo. Comece agora a sua jornada de desenvolvimento pessoal, não deixe para depois. 

Experimente este programa de autodesenvolvimento online para aprender como praticar meditação e atenção plena nas atividades diárias.

Related Posts

Meditation is the Key to your Real Development: Here is Why and How

Meditation, contrary to common misconceptions, is not a religious or cultural practice. It is a mental exercise that allows us to achieve a state of stillness, focus, and inner peace. What initially drew me to meditation was its unique perspective on self-development and its potential to strengthen our willpower.

Read More »