meditação no trabalho

Quais os benefícios da meditação nas empresas?

“Muitas empresas espalham salas de meditação por suas instalações”, diz o americano Soren Gordhamer, criador de uma série de conferências que faz sucesso no Vale do Silício, região da Califórnia onde nasceram algumas das mais influentes empresas de tecnologia da atualidade, como o próprio Google.

meditação no trabalho
meditação nas empresas

Nos seminários, chamados Wisdom 2.0 (Sabedoria 2.0), organizados desde 2009, os executivos e empresários buscam soluções para resolver um paradoxo moderno: como as empresas, que precisam de funcionários conectados o tempo todo, devem ajudar seus empregados a se desligar de tanta tecnologia para se concentrar, produzir e ter ideias criativas? Nas discussões, a meditação é considerada uma das principais ferramentas. “Há um limite de informação que podemos absorver”, diz Gordhamer. “De vez em quando, é preciso esvaziar nosso sistema mental para recomeçar.” (Fonte: Marcela Buscato, Revista Época, out/2014).

Você não precisa mudar sua crença, nem seu estilo de vida, a fim de meditar. Qualquer pessoa, independentemente de raça, nacionalidade e crença pode sempre aproveitar os benefícios da meditação, porque é tão simples, mesmo uma criança pode fazê-lo. No programa do Peace Revolution, praticamos a Meditação “Dhammakaya”, que é a forma mais simples de meditação. O que fazemos quando meditamos é reunir confortavelmente nossa mente dentro do nosso corpo, no centro, que está no meio do nosso estômago ou abdômen, e mantê-lo lá por longos períodos de tempo. Alcançar a felicidade e paz interior através do nascimento de sentimentos de bondade, pureza, suavidade e delicadeza. Este é o resultado de uma mente que chegou a um ponto final; trazendo a um ponto de quietude dentro do corpo, no meio do nosso abdômen, o centro do corpo.

A meditação produz energia positiva e saudável de purificação. Queremos fazer coisas boas com o corpo e com mente. É por isso que espalhamos amor e bondade, no final da sessão de meditação; quando nossas mentes ainda estão meditando. Essa sensação produz o efeito mais elevado de purificação no corpo. Desta forma podemos ajudar a criar a paz em todos os níveis no nosso ambiente e mundo.

Grandes empresários e famosos relatam que meditam : Gisele Bündchen acorda às 5h30 para meditar. A supermodelo conseguiu disciplina para levantar antes dos dois filhos e praticar meditação por 20 minutos.

A meditação Dhammakaya é baseada em quatro princípios: três métodos de concentração e com o princípio do centro. As três técnicas de concentração são: Meditando sobre um objeto de visualização (Kasina), o recolhimento das virtudes do Buda (Buddhanussati), e atenção plena na respiração (Anapanasati).

Os benefícios da meditação dentro da empresa são:

  • Concentração
  • Tranquilizar  e libertar o ruídos dos pensamentos e dos sentimentos.
  • Cultivar a calma.
  • Tornar conscientes nossos pensamentos
  • Aprender a não deixar que o passado contamine o nosso presente e deixe de limitar o nosso futuro.
  • Ajuda a perceber verdadeiramente as nossas emoções sem analisarmos, condenarmos ou explicarmos – notando, simplesmente, como estamos.
  • A prática diária nos torna mais conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e ações, criando a oportunidade de mudarmos intencionalmente as nossas respostas emocionais e os nossos padrões mentais.

Related Posts

Meditation is the Key to your Real Development: Here is Why and How

Meditation, contrary to common misconceptions, is not a religious or cultural practice. It is a mental exercise that allows us to achieve a state of stillness, focus, and inner peace. What initially drew me to meditation was its unique perspective on self-development and its potential to strengthen our willpower.

Read More »